Trunfo Sustentável

Sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente

sustentabilidade e meio ambiente
Mudanças climáticas
4 de fevereiro de 2018
0

As mudanças climáticas em nosso planeta sempre aconteceram, mas ocorreram gradualmente durante um período de tempo prolongado. As preocupações de hoje sobre mudanças climáticas são bastante diferentes, e se devem ao fato de que a temperatura média da Terra começou a subir rapidamente a uma taxa sem precedentes.

As alterações de temperatura estão relacionadas com aumento de gases de efeito estufa na atmosfera. Os gases de estufa são, naturalmente, uma parte essencial da atmosfera e sem eles o planeta não seria capaz de sustentar a vida. Mas os níveis desses gases aumentaram de forma bastante significativa nos últimos anos devido à atividade humana. O uso de combustíveis fósseis (como o carvão, o petróleo, o gás), a redução de vastas áreas de florestas e a indústria das carnes são os maiores responsáveis pelo aumento destes gases que estão afetando o equilíbrio delicado do nosso mundo. Os efeitos imediatos das mudanças climáticas já estão sendo vistos. Os níveis do mar estão aumentando e os oceanos estão se tornando mais quentes.  As mudanças nos padrões climáticos estão gerando um aumento das tempestades, inundações e secas, ameaçando as culturas, a vida selvagem e o abastecimento de água doce, criando desequilíbrios em todo o planeta.

Estamos vivendo além de nossos meios e sem prestar atenção no preço que o meio ambiente esta pagando por isso. Mesmo se nós completamente interrompêssemos todo o uso de combustíveis fósseis hoje, levariam décadas para que o equilíbrio natural dos gases de efeito estufa fossem restaurados. Nós podemos e devemos tomar medidas para colocar em pratica medidas de contenção e correção deste desequilíbrio para as futuras gerações, mas não há um momento a perder. A conscientização da população é fundamental para começarmos a implementar um modo de vida mais ecológico com menos dependências em carnes e combustíveis fósseis.